Você sabia que para ter uma boa saúde auditiva é necessário ir além dos cuidados específicos com o ouvido? O otorrinolaringologista e professor da Ciências Médicas, Erich Melo, explica que primeiramente é preciso cuidar da saúde como um todo. “Para estar com a saúde auditiva em dia é necessário ter um controle de doenças crônicas como a diabetes, hipertensão, problemas renais, entre outros. Além disso, é importante seguir uma dieta alimentar saudável, pois uma má alimentação pode acarretar também muitas doenças”.
Exposição a ruídos
Eric Melo lembra que causas externas também podem levar à diminuição da audição, como por exemplo, exposição a ruídos. “Um cuidado muito importante é evitar exposição sonora, sons intensos e fortes de forma contínua ou intermitente. Também devemos ter cuidado com o uso do fone de ouvido. O tempo que usamos não é o mais importante, e sim a intensidade do som. A partir de 80 decibéis todo som é potencialmente lesivo. Lógico que devemos utilizar os fones de ouvido no menor tempo e na menor intensidade possível. Os fones de concha são mais indicados, porque eles dão um isolamento acústico melhor e você acaba ouvindo em uma intensidade menor do que os fones de inserção’’, conta.
O médico ainda indica hábitos que podem te ajudar a manter uma audição saudável, confira:
- Fazer exames periódicos de rotina;
- Diminuir e controlar o estresse, que também é responsável por piorar muitas doenças, agravando inclusive o processo de envelhecimento, que é natural na audição;
- Ter uma vida mais saudável, com uma boa alimentação e atividades físicas regulares;
- Em caso de alguma queixa, dificuldade de ouvir ou entender, zumbido ou tontura, procurar um otorrino para fazer uma avaliação, principalmente se tiver um histórico familiar de perda de audição.
