Durante o intervalo do trabalho para o almoço, você se alimenta na correria, sem prestar atenção no alimento. É comum ficar de olho no relógio, nas notificações no celular e em qualquer outra distração. Esse é um exemplo da falta de tempo de qualidade na rotina.
Isso acontece porque existem mais demandas no seu dia do que você tem disposição para encarar com a atenção necessária. Claro que não é uma culpa totalmente sua: muitos podem passar tempo presos no trânsito, pegar trabalho extra para complementar a renda etc.
De todo modo, não é possível aumentar as 24 horas de um dia. O que pode ser feito é eliminar ou diminuir distrações, assim como entender a importância do tempo de qualidade para a sua saúde e qualidade de vida. Continue a leitura e saiba mais!
O que é tempo de qualidade?
Trata-se de um momento dedicado com plena atenção. Ou seja, é o oposto do exemplo descrito, em que o indivíduo se alimenta de olho no relógio ou em qualquer outra distração. Também difere de ficar com os amigos mexendo no celular, para conferir se tem mensagem do trabalho ou qualquer outra coisa.
Na verdade, sabe quando você nem se lembra de que o celular existe, de tão concentrado que está em algo? Isso sinaliza que estava plenamente atento e esqueceu do aparelho — vilão do tempo de qualidade de muitos.
É comum que isso ocorra ao fazer algo que você gosta ou julga muito importante. É o caso de trabalhar em um projeto legal, revisitar amigos e familiares queridos, passear, assistir a um filme intrigante etc.
Quando o tempo de qualidade é necessário?
Ter um tempo de qualidade é necessário diariamente e em todas as fases da vida. Por exemplo, ao não prestar atenção na alimentação, é possível mastigar e engolir pedaços maiores do alimento, o que prejudica o processo de digestão.
Além disso, ter atenção à comida — como sabor, textura, cheiro e outros aspectos — ajuda você a diminuir a saciedade ao longo do dia. Afinal, as lembranças sensoriais tendem a ficar na sua mente. Então, fica nítido que a atenção nesse momento é uma forma de cuidar da saúde e da qualidade de vida.
Manter-se em constante estado de alerta, devido ao excesso de informações, tem prejuízos para além da distração. Isso força a maior produção de cortisol, hormônio associado ao estresse e necessário para manter o indivíduo concentrado. A longo prazo, a liberação excessiva dessa substância pode elevar o risco de doenças mentais ou físicas — é o caso de diabetes, hipertensão, depressão, colesterol alto, síndrome do Burnout, ansiedade etc.
Contudo, também é necessário reconhecer que nem sempre é possível ter um tempo de qualidade na frequência desejada. Por exemplo, os primeiros meses de vida do bebê exigem muita atenção e dedicação dos pais. Logo, eles se colocam em segundo plano para lidar com as novas demandas.
Durante as fases mais críticas da pandemia de Covid-19, ter um tempo de qualidade também se tornou difícil, com destaque para quem vive com crianças e adolescentes.
Como ter tempo de qualidade?
Você já entendeu que ter tempo de qualidade é questão de saúde, mas que nem sempre conseguimos alcançar essa necessidade.
Agora, conheça algumas dicas para colocar isso em prática e ter tempo de qualidade com você mesmo e com a família!
Organize a sua rotina
Algumas pessoas têm uma rotina flexível, como profissionais freelancers. É o seu caso? Seja qual for a resposta, planejar-se para ter uma rotina organizada, conseguindo tempo de qualidade, é essencial. Afinal, essa é uma forma de visualizar tudo que deve ser feito dentro do prazo — incluindo banho, refeições, pausas etc.
Desse modo, talvez seja mais difícil procrastinar, por entender que isso atrasaria outras demandas. Outro ponto positivo é contribuir para uma maior visualização dos seus compromissos e do tempo disponível para eles.
É esperado que, se possível, você não se comprometa com mais tarefas, já que não terá tempo para elas. Caso contrário, a tendência é que outras atividades sejam feitas com rapidez e pouca atenção, em uma luta contra o relógio.
Tenha um hobby diário
Que tipo de atividade saudável e prazerosa você pratica? Pode ser exercício físico, leitura, meditação etc. O mais importante é não abrir mão desse momento na sua rotina, já que ele é o mais provável de se tornar um tempo de qualidade consigo mesmo.
Assim como o trabalho, enxergue isso como um compromisso diário e importante. Então, não marque nada no mesmo horário e se empenhe para que, naquele momento específico, você vivencie esse hobby.
Pratique a escuta ativa
Essa recomendação é especialmente importante para ter um tempo de qualidade com os amigos e familiares: esteja presente para ouvir com atenção o que a outra pessoa fala.
É comum ter sempre distrações ao nosso redor, como celular, televisão e outros elementos. Assim, o outro não é tão ouvido quanto deveria, o que dificulta a conexão emocional. Quando isso acontece, as relações tendem a ser frustradas pela falta de escuta e compreensão.
Entendeu o que significa tempo de qualidade e como colocá-lo em prática? É essencial tornar isso um compromisso para uma melhor qualidade de vida. Assim, evitam-se problemas na saúde mental, tornando as relações sociais mais saudáveis.
Revisão técnica: Alexandre R. Marra*
*Pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE).
Fonte: Blog Vida Saudável