Ter uma noite de sono de qualidade é um dos primeiros passos para acordar bem. No entanto, outros fatores também podem ajudar a ter uma manhã agradável e iniciar bem o dia. Com o auxílio de especialistas, reunimos alguns hábitos matinais que podem ajudar a começar o dia da melhor forma. Confira!
O que fazer pela manhã para começar bem o dia?
Acordar todos os dias no mesmo horário - De acordo com a psicóloga Larissa Fonseca, acordar todos os dias no mesmo horário ajuda a regular o relógio biológico. O hábito promove uma melhor qualidade de sono, além de promover mais energia ao longo do dia.
Manter o corpo ativo - Manter o corpo ativo com a prática de atividade física, mesmo que leve, pela manhã, ajuda na manutenção da saúde física e mental, como informa a psicóloga Lizandra Arita. “Esse hábito não só melhora a saúde física como também libera endorfinas, que são neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar”.
Praticar meditação e mindfulness - Segundo a psicóloga Leninha Wagner, a prática de meditação ou mindfulness pela manhã traz benefícios à saúde mental. “Ocorre o aumento da consciência do momento presente, redução do estresse e melhora na regulação emocional”, esclarece.
Tomar sol - Tomar sol pela manhã – preferencialmente antes das 10 horas – impacta diretamente em nossa disposição e bem-estar. “Expor-se à luz natural logo pela manhã regula o ciclo circadiano, aumentando os níveis de energia e melhorando o humor”, orienta Larissa Fonseca.
Ter um café da manhã nutritivo - O café da manhã também possui um papel importante em nossa disposição e humor no início do dia. Por isso, é importante se alimentar adequadamente para começar as tarefas diárias. “Faça escolhas alimentares que nutram seu corpo e mente, evitando alimentos processados e ricos em açúcar”, recomenda Wagner.
Tomar um banho frio - A psicóloga Larissa Fonseca recomenda, se possível, tomar um banho frio pela manhã para ter mais energia ao iniciar o dia. “Tomar um banho frio pela manhã para ativar o cortisol positivo traz disposição e a resiliência necessária para aprimorar a disponibilidade em enfrentar problemas”, indica.
Planejar o dia - Planejamento é uma das formas de organizar o dia e priorizar as atividades que merecem dedicação. Leninha Wagner aconselha criar um cronograma que inclua tempo para trabalho, autocuidado, exercícios físicos, alimentação saudável, e lazer. “Ignorar o planejamento do dia pode resultar em desorganização, baixa autoestima e baixa produtividade, com a sensação de que nada foi realizado naquele dia”, aponta Larissa Fonseca.
Se manter atualizado - Se manter atualizado e ativo mentalmente com leituras e estudos é uma das orientações da psicóloga Lizandra Arita. “Fixe um número de páginas para ler por dia ou um artigo. Caso não dê pra ler porque está dirigindo, ouça um podcast informativo. Fazer isso logo cedo te ajuda a se manter atualizado sem sobrar pro fim do dia e acabar ficando pra um depois que nunca chega por conta das demandas”, aconselha.
Validado por: Dra. Larissa Fonseca*
*Psicologia - CRP 06113289/SP
Por: Sabrina Costa**
**Assistente Editorial
Fonte: Minha Vida